sábado, 28 de junho de 2014

FESTAS JUNINAS

Grupo de professores de Ensino Religioso - Confraternização Junina em 2014

As festas juninas são tradicionalmente comemoradas por diversos países. Essas celebrações são particularmente importantes no Norte da Europa - Dinamarca, Estônia, Finlândia, Letônia, Lituânia, Noruega e Suécia. Por outro lado são celebradas ainda na Irlanda, Galiza e Reino Unido, França, Portugal Espanha e outra partes da Europa.
Nas Américas envolvendo Canadá Estados Unidos, Brasil, Porto Rico entre outros.

- Santo Antonio é comemorado tradicionalmente como o santo casamenteiro (13 de junho). 

Algumas pesquisas afirmam que essas festas dos santos populares são celebrações católicas e estão relacionadas com a festa pagã do solstício de verão (hemisfério norte) e de inverno (hemisfério sul). Segundo o calendário juliano (pré-gregoriano), é celebrada no dia 24 de junho e teve origem na Idade Média.

-Outro santo que é comemorado é São Pedro (29 de junho). Em Portugal esses três santos, marcam o início das festas católicas por todo País. Pedro foi um dos doze apóstolos de Jesus. Conta-se também que nesse dia é que se rouba o mastro de São João para marcar o fim das festas juninas. Como características do festejo para São Pedro, estão à fogueira em formato triangular e o pau-de-sebo. Na sua lista de missões, São Pedro é o guardião das portas do céu, há um ditado que diz: "Pedro tem a chave do céu e é responsável por mandar a chuva para Terra”. É ainda considerado o protetor das viúvas e dos pescadores. Para os Católicos Pedro é considerado o primeiro Papa da Igreja. 
Nessa data, a Igreja Católica também homenageia outro santo que é São Paulo.

Este foi  no momento do Arrasta Pé

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Textos Diversos