ENSINO RELIGIOSO E EDUCAÇÃO

Maria José Torres Holmes 


O Ensino Religioso tem no fenômeno religioso o seu objeto de estudo. Sua prática nas escolas proporciona esse conhecimento que se desenvolve a partir da decodificação, que é observar como se dá essa busca de transcendência a partir da experiência dos docentes e discentes. Esse conhecimento associado à educação e à cidadania observa-se uma sintonia entre ambos, tão importante na formação do ser humano.
É considerado um facilitador de uma educação dialógica, inventiva, reflexiva e humana; provoca a discussão sobre o sentido da vida, cujas referências estão no estudo sobre as tradições e culturas religiosas que acontecem na história, cujas respostas para a vida além morte se apresentam como norteadoras, através da: 
  •     Ressurreição; 
  •      Reencarnação; 
  •      Ancestralidade e do
  •      Nada.

Isto de acordo com a tradição cultural religiosa de cada povo. Todavia, percebe-se também que há uma sintonia entre estes valores, muito especial na formação do ser humano.

Esta relação repercute através do ethos.

·        Onde se realiza o próprio sentido do ser, em que é formado na sua percepção interior dos valores;
·        Dos quais nasce o dever como expressão da consciência e como resposta do próprio “eu” pessoal.
·  Diz respeito a uma realidade humana que é construída historicamente e socialmente a partir das relações coletivas dos seres humanos nas sociedades onde nascem e vivem.
Toda e qualquer cultura possuem esses valores que são fundamentais na formação cultural de cada povo.

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