FALANDO DE AMOR


                                                                                       (A autora deste Blog)




"Ame a teu próximo como a ti mesmo e não faça aos outros o que não quer que façam contigo." (Jesus Cristo)

"Em verdade, jamais se destrói o ódio pelo ódio. O ódio só é destruído pelo Amor. Este é um preceito eterno".  (Buda)

Falar de amor é muito simples hoje em dia... Todo mundo afirma que ama, porém isto está se tornando vulgarizado, pelo simples fato de que se observa muito nas pessoas no que diz respeito à falta de sensibilidade em relação ao próximo, não àquele que está próximo de nós, mas o próximo que está distante, que não se conhece.
“É preciso amar as pessoas não pela simpatia que nos inspiram, nem pelas qualidades que apreciamos, mas porque Deus as ama.” (Martin Luther King).
Saber amar é saber renunciar!
Saber amar é também saber servir!
Servir sem esperar nada em troca.
Saber amar é saber cuidar! E o que significa cuidar?
De acordo com o Dicionário Léxico On line: Cuidar é a ação de tratar de algo ou alguém; zelar ou tomar conta de algo ou de alguém. Neste caso o cuidar aí representa o amor pelo outro. É dar carinho e atenção, é dialogar e ouvir com mais compreensão, é orientar e punir quando for preciso, é saber dizer sim ou não quando necessário.
Por outro lado os valores e as atitudes tais como a solidariedade, a fraternidade, o respeito, o zelo, a partilha, a generosidade, a bondade entre outros simbolizam gestos de amor... Portanto gestos de cuidado. Quem ama está sempre se colocando no lugar do outro, cuidando para não machucar esse outro.
Quem ama também educa! 
Assim deveria ser na diversidade cultural religiosa. Uma educação dialógica, independente de crença e fé, mas de uma educação, onde a convivência fosse um exercício constante no dia a dia das pessoas. Em que a meta principal fosse o respeito à diversidade de um modo geral, para a construção de um mundo melhor, uma construção para um caminho de paz.
Este também deveria ser um exercício de amor à natureza, que está sendo devastada pelos seres humanos... Como amá-la se não se cuida? 
Os rios estão morrendo, as florestas sendo devastadas, o ar poluído, a fauna e a flora em extinção...O que significa isto? 

“É triste pensar que a natureza fala e que o gênero humano não a ouve”.(Victor Hugo).

Rui Barbosa já dizia:“Todos os sentimentos grandes são benignos e residem no amor”.

“Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a vida por seus amigos”.Jo 15,13.






http://www.mestreirineu.org/diversidade.htm

Comentários