DIA DA RAÇA – 5 DE SETEMBRO







Somos uma mistura de raças


( Maria José T. Holmes)

Dia 5 de setembro é um dia dedicado no Norte do Brasil ao “Dia da Raça”. Em pesquisas realizadas na internet, percebemos que não existe uma data certa. Alguns afirmam que este dia é celebrado em Portugal no dia 10 de junho. Outros em sua maioria dizem que é 5 de setembro. Para nós brasileiros esta data tem um grande significado, porque mostra as nossas origens através da miscigenação que houve em razão da mistura de diversos grupos humanos que aconteceu no país. 

 
Diversidade! Esta é a nossa grande riqueza culrural

São inúmeras as raças que favoreceram a formação do povo brasileiro, integrados por negros, brancos e índios e o entrelaçamento entre estes, europeus e os asiáticos. Contribuindo dessa forma com a riqueza da nossa cultura em todos os sentidos os quais, destacamos os costumes tradicionais, com trajes, comidas típicas e os aspectos religiosos. 
Este é um dos sangue que corre em nossas veias
Por estes motivos é que se afirma ser o Brasil um País laico, pela sua diversidade cultural religiosa.
A identidade cultural brasileira, a formação da "raça brasileira", teve início a partir da Independência do Brasil. O sentimento de nacionalidade tomou grandes proporções durante a Inconfidência Mineira, culminando com a Independência, que nos fez surgir como nação, liberta de Portugal.
 A segunda libertação veio com a Proclamação da República, que comprovou a já enraizada convicção de unidade nacional, cujo espírito de nacionalidade colaborou e fortaleceu cada vez mais pela defesa do solo brasileiro.
Esta celebração no norte do País neste dia é muito forte, com “Desfiles Cívicos Estudantis”. Separando assim do “Desfile Militar” no dia 7 de setembro.


Comentários