Iniciamos a formação
continuada de Ensino Religioso na Rede Municipal de Ensino de João Pessoa no mês de fevereiro, encerrando as atividades em dezembro. Foram
dois encontros mensais, sendo o último encontro com a confraternização.
Tendo em vista a rotatividade de professores e a dificuldade que existe em
contratar esses professores, por isso é preciso um acompanhamento sistematizado
porque todos precisam dessa formação, uma vez que ainda não há professores
formados academicamente nessa área de conhecimento. E mesmo porque, isso faz parte do processo de ensino e aprendizagem, por isso precisamos
sempre estudar para estarmos atualizados.
Este componente curricular oferece
para as escolas públicas e, portanto para docentes e discentes, o devido amparo
legal, bem como a sua inclusão na proposta pedagógica da escola, isto é, PPP,
Planos de estudo bem como a sua prática em sala de aula de acordo com os PCNER[1]
elaborados e editados pelo Fórum Nacional Permanente do Ensino Religioso
(FONAPER)[2].
OBJETIVOS:
- Proporcionar um espaço de estudo e reflexão acerca do fenômeno religioso, tendo como referência os PCNER;
- Discutir formas metodológicas de encaminhar as atividades no campo do Ensino Religioso, para as escolas municipais;
- Desenvolver estratégias para elaboração do Plano anual de Ensino religioso;
- Relatar e avaliar as experiências vivenciadas em sala de aula, bem como apresentações de iniciação ao trabalho científico apresentados em Seminários e Congressos.
- Incentivar a participação docente junto às escolas.
De acordo com o Projeto de
Formação Continuada: Diversidade, Educação, Legislação e Ensino Religioso, com
a finalidade de sensibilizar e acompanhar os trabalhos realizados nas escolas,
por seus professores de ER. A primeira parte, os dois primeiros meses foram
dedicados a elaboração do Plano de Curso, em que muitos tiveram dificuldades de
fazer. Uma das propostas feita pelos professores seria a elaboração de uma
proposta de Plano de Curso em Ensino Religioso para a Rede Municipal de Ensino-
JP/PB, para que fosse organizado e sistematizado em toda rede, e a própria
escola tomasse conhecimento à respeito desse componente curricular, pois
segundo relato: “A escola acha que é para
o professor ensinar a rezar; ou estudar a Bíblia e ou fazer o aluno mudar de
comportamento...”
Trabalhamos ainda sobre o preenchimento dos diários de
classe, uma vez que muitos são novatos e sentem dificuldades. Na segunda parte estudamos sobre a diversidade e o Ensino Religioso, tais como: O que é? Para
que? Por quê? E como trabalhar com o Ensino Religioso. O que justifica esse
componente curricular na escola? Qual a sua relação com a Diversidade e a
Educação? Acrescentando acima sobre o perfil deste profissional. Neste sub-ítem
trabalhamos sobre o ser humano, as
culturas, a diversidade religiosa em sala de aula e a alteridade, o
respeito e o preconceito, contando sempre com a parceria da Professora Maria Azimar Fernandes, da Rede Estadual.
Ainda incluindo nesse item Os quatro Pilares da Educação,
diálogo em sala de aula e interreligioso, acrescentando um pouco da história do
ER e mais o Ensino religioso identidade pedagógica; O ensino religioso
dialogando com a diversidade; Novos paradigmas, década dos anos 90; Os Cinco
eixos temáticos do ensino religioso; O ensino religioso hoje; Objeto de estudo
do ensino religioso.
Na
parte terceira fizemos um estudo a respeito do fenômeno religioso (objeto de
estudo do ER). A importância do
fenômeno religioso; Funções elementares da Religião; As tradições religiosas; O
fenômeno religioso. Tendo como subitem: A
evolução do Fenômeno Religioso.
A definição de alguns termos. A Tradição
Religiosa e fenômeno religioso a função da tradição religiosa. Abordamos ainda
sobre religião e sua definição. O sagrado de cada um.
O
fenômeno religioso e as respostas para a vida além-morte. As perguntas
existenciais: De onde vim? Por que vivo; Para onde vou?
Os Limites e Desafios do Ensino Religioso
Escolar. Concepções e práticas acerca do fenômeno liderança. O que
significa ser líder?
Modelos
pedagógicos e epistemológicos do ensino religioso. Implicações práticas quanto
ao ser professor e pesquisador na área das ciências das religiões. O que
significa ser líder. A busca pela construção do ser-líder e do ser-professor.
Como integrar liderança e espiritualidade. Liderança Sociocomunitária e Sustentável.
Nessa
terceira parte tivemos a parceria do Professor Marinilson Barbosa da Silva – Ciências das Religiões
(UFPB), que enriqueceu e dinamizou a
nossa formação.
Foi um trabalho reflexivo, e dinâmico. Quanto à metodologia aplicada, foram utilizados: Dinâmicas diversas,
estudos e reflexão de textos, trabalhos em grupo e individual, oficinas, relatos
de experiências, vídeos e pesquisas com trabalhos científicos, apresentados no XII
SEFOPER[3] . E mais
avaliação e autoavaliação.
Essa
formação teve a participação de 90% dos professores. Muitos tiveram
dificuldades de participar cem por cento porque segundo eles tinham aula na
escola, ou planejamento e ou reuniões e eram obrigados a participarem. Na
formação sempre é possível novas descobertas que nos transporta à novos
horizontes do saber, uma verdadeira partilha de conhecimento e aprendizagem.
Dia 13/12/2012 nos reunimos para avaliarmos a
formação, em seguida fazer a entrega dos certificados e ao mesmo tempo nos
confraternizamos, com uma festa de encerramento. A sugestão, deixada para o
próximo encontro na 2ª quinzena de fevereiro de 2013 será sistematizar o
Plano de Curso.
Durante todo este processo, contamos com a parceria da Editora e Livraria Paulinas, que nos cedeu tão gentimente o seu espaçoso auditório.
Durante todo este processo, contamos com a parceria da Editora e Livraria Paulinas, que nos cedeu tão gentimente o seu espaçoso auditório.
[1] - Parâmetros Curriculares Nacionais
do Ensino Religioso.
[2] - FONAPER: é uma
associação civil de direito privado, de âmbito nacional, sem vínculo
político-partidário, confessional e sindical, sem fins econômicos, que
congrega, conforme seu estatuto, pessoas jurídicas e pessoas naturais
identificadas com o Ensino Religioso, sem discriminação de qualquer natureza.
Fundado em 26 de setembro 1995, em Florianópolis/SC, vem atuando na perspectiva
de acompanhar, organizar e subsidiar o esforço de professores, pesquisadores,
sistemas de ensino e associações na efetivação do Ensino Religioso como
componente curricular. O FONAPER é um espaço de discussão e ponto aglutinador
de idéias, propostas e ideais na construção de propostas concretas para a
operacionalização do Ensino Religioso na escola.
[3] . SEFOPER: Seminário de Formação para Professores de Ensino Religioso, realizado na cidade de Manaus-setembro de 2012
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