XII SEFOPER Ensino Religioso - área de conhecimento da educação básica: interfaces com a proposta pedagógica da escola

Pela primeira vez o FONAPER realiza encontro de Professores de Ensino Religioso no Norte do País.
No dia 13 de setembro de 2012, precisamente às 19:00 horas teve início a cerimônia de abertura do XII SEFOPER (Seminário de Formação de Professores de Ensino Religioso) na cidade de Manaus - AM.
 Inicialmente tivemos (O Hino Nacional com vários slides sobre o Amazonas), seguida de  uma apresentação cultural por educandos de uma Escola Pública, muito bem organizada com vários cânticos alusivos a Região Amazônica.


Hino Nacional focalizando O Estado do Amazonas

Grupo Musical com educandos de Escola Pública de Manaus

O Secretário de Educação e Cultura do Amazonas  
discursando sobre o Ensino Religioso no Estado

 

Esta foi a mesa de abertura composta pelas autoridades religiosas e civis Manauara, com representantes da SEDUC, através do Secretário de Educação e Cultura do Amazonas, dando boas vindas à todos e parabenizando às equipes das várias regiões do País. Chamando atenção do público sobre a representação paraibana que  era a maior depois do Amazonas. Estavam presentes aproximadamente 700 pessoas representantes de quase todos os Estados da Federação.
Desta vez o tema foi: Ensino Religioso - área de conhecimento da educação básica: interfaces com a proposta pedagógica da escola. Teve como parceiros a Faculdade Salesiana Dom Bosco (FSDB) e Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino do Amazonas (SEDUC).
 
 Equipe Paraibana na abertura do  evento

 As lindas professoras de ER no segundo dia do evento, atentas aos debates


Nessa mesma noite apresentou-se a segunda mesa com a  Conferência: Organização Curricular da Educação Básica: políticas, concepções e práticas. O Professor Elcio Cecchetti (UFSC e UNOCHAPECÓ) contextualizou a realidade da Educação Básica Brasileira na atualidade, suas propostas, encaminhamentos e desafios. Destacou os “direitos de aprendizagem, compreendidos como aprendizagem produtiva e qualitativa de conhecimentos para a vida e para a cidadania, em que se envolvam, articuladamente, escola, professor, aluno, currículo e conceito/conteúdo”.


Apresentação do Professor Elcio Cecchetti sobre a realidade da Educação Básica no Brasil

Seguindo a sequência, a Professora  Marga Janete Ströher, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), deu destaque sobre a importância do trabalho  pedagógico  nas aulas de ER focando o respeito à diversidade e a legislação. Defendendo ainda a formação do professor.


No dia seguinte tivemos outra mesa de debate, desta vez com a Professora Anísia Figueiredo, (autora de vários livros sobre o ER). A discussão desse dia destacou o Ensino Religioso: Área de Conhecimento da Educação Básica, em que a autora deu destaque na história do ER na Legislação e suas mudanças. Estavam presentes nessa mesa: o professor Adecir Pozzer, que fez uma bela explanação sobre o FONAPER e o Ensino Religioso, as lutas, desafios e conquistas.  A professora Lilian Blanck (destacando a formação de professores no Brasil, abordando a criação da Rede Nacional das Licenciaturas de Ensino Religioso (RELER). Essa mesa teve a coordenação do Professor Francisco Palheta, da SEDUC do Amazonas. Foi uma excelente exposição dos três grandes defensores do Ensino Religioso. Nesse mesmo dia no horário da noite tivemos mais uma sessão plena, como é de praxis eleger em assembléia geral a nova diretoria do FONAPER. Isso acontece de dois em dois anos (biênio 2012-2014).

 Foi um momento marcante na história do Ensino Religioso
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Profª Anísia focando o Ensino Religioso como área de conhecimento
O professor Adecir fazendo referência ao FONAPER
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Profª Lilian Blanck dando destaque a formação dos educadores
fazendo abordagem sobre o (RELER)
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O Auditório do Colégio D. Bosco
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com aproximadamente 700 Educadores de Ensino Religioso de todo Brasil
 Equipe paraibana de professores de ER participando do evento

 E no último dia a discussão foi sobre O Ensino Religioso a Proposta Pedagógica da Escola: desafios e perspectivas. Coordenada pelo Professor Henri Luiz Fuchs (UNILASALLE), com a  participação brilhante das  Professoras defensoras do Ensino Religioso: Ângela Maria Ribeiro Holanda (SEDUC/AL), a qual tratou do “Projeto Político Pedagógico e sua relação com o ER: desafios e perspectivas”; Gracileide Alves da Silva (UFPB) e da Rede Municipal de Ensino de João Pessoa - PB, que abordou o Ensino Religioso na Proposta Pedagógica da escola enquanto uma das áreas da educação básica, e  Djanna Zita Fontanive, que tratou da proposta do Ensino Religioso a partir da sala de aula, refletindo aspectos relacionados ao tratamento didático-pedagógico da diversidade cultural religiosa nos encaminhamentos teórico-metodológicos. 

Uma parte da equipe da Paraíba-Professores de ER 
da Rede Municipal de Ensino de João Pessoa





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