terça-feira, 16 de outubro de 2012

XII SEFOPER -EIXOS TEMÁTICOS


Em nome de todos os professores de Ensino Religioso da Rede Municipal e Estadual, deste Brasil afora, parabenizamos toda a equipe do FONAPER e parceiros que venceram todos os obstáculos para a realização do XII SEFOPER, que realizou-se nos dias 13 a 15 de setembro próximo passado na cidade de Manaus, sendo este o primeiro evento deste FÓRUM na Região Norte. Em cada encontro dessa natureza, são discutidas formas legais de direcionamento do ER nas escolas públicas. Isto é o que faz toda diferença do Ensino Religioso respeitando a diversidade da sala de aula.
A forma como vem sendo discutido, torna este componente curricular mais solidificado nas escolas. Em cada Seminário e ou Congresso, existem preocupações não somente na escolha dos temas, mas o local a ser beneficiado, bem como a sua elaboração de desenvolvimento, como estamos vendo no quadro abaixo:

Eixo temático I

Organização Curricular da Educação Básica: políticas, concepções e práticas - Organização curricular da educação básica: conceitos, limites, práticas e possibilidades. Políticas e diretrizes para a educação básica em suas diferentes etapas e modalidades. Áreas de conhecimento, base nacional comum e parte diversificada.


                                        Eixo  temático II

Interculturalidade, Currículo e Cotidiano Escolar - Relações entre diversidade cultural, educação intercultural e cotidiano escolar. Diferenças, relações de poder e processos de hibridismos no currículo escolar. Conceitos e práticas curriculares na perspectiva de acolhimento, respeito e reconhecimento da diversidade.  


Culturas, Religiões e Educação - Estudos interdisciplinares das relações entre educação, culturas e religiões, tendo como objeto os mitos, textos, ritos, símbolos, princípios, valores, representações, imaginários, linguagens e identidades das diferentes tradições e movimentos religiosos.




Eixo temático IV
Diversidade Religiosa e Educação em Direitos Humanos - Relações multidisciplinares entre diversidade religiosa e educação em direitos humanos. O reconhecimento das culturas, histórias, identidades, memórias e valores culturais/religiosos e o desenvolvimento de práticas pedagógicas voltadas para o enfrentamento de preconceitos, discriminações, intolerâncias e violências religiosas. A contribuição do Ensino Religioso na promoção de uma cultura de direitos humanos na educação básica.                      

                                                                              Eixo temático V 
Ensino Religioso e a Proposta Pedagógica da Escola - O projeto político pedagógico, a organização/gestão dos componentes curriculares e a implementação do Ensino Religioso - enquanto área de conhecimento - na escola. Diversidade cultural religiosa, cultura escolar e os desafios da gestão democrática das relações entre os diferentes sujeitos da comunidade escolar.

                                                                              
                                                                              Eixo temático VI
Ensino Religioso e Formação Docente Tendências, perspectivas e abordagens teórico-metodológicas no processo de formação inicial e continuada dos profissionais de Ensino Religioso. As diferentes iniciativas para habilitação e formação de professores de Ensino Religioso: graduação, pós-graduação, seminários, congressos, fóruns, debates e similares.

 Eixo temático VII
 Fundamentos e Metodologias do Ensino Religioso - Concepções, objetivos, conteúdos, metodologias e procedimentos avaliativos concernentes aos processos de ensino-aprendizagem em Ensino Religioso na Educação Básica. Construção e análise de recursos e materiais didáticos e paradidáticos. Socialização de atividades de aprendizagem e práticas pedagógicas em Ensino Religioso.


Cada Eixo Temático, norteou a parte pedagógica do XII SEFOPER, dando assim maior destaque em toda a organização do evento e ao mesmo tempo facilitou a escolha das salas em cada participante ficou livre para a ,escolha dos espaços pedagógicos.


http://www.fonaper.com.br/xiisefoper/

Imagens retiradas do Google e fotografadas pela autora deste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Textos Diversos