Em nome de todos os professores de Ensino Religioso da Rede Municipal e Estadual, deste Brasil afora, parabenizamos toda a equipe do FONAPER e parceiros que venceram todos os obstáculos para a realização do XII SEFOPER, que realizou-se nos dias 13 a 15 de setembro próximo passado na cidade de Manaus, sendo este o primeiro evento deste FÓRUM na Região Norte. Em cada encontro dessa natureza, são discutidas formas legais de direcionamento do ER nas escolas públicas. Isto é o que faz toda diferença do Ensino Religioso respeitando a diversidade da sala de aula.
A forma como vem sendo discutido, torna este componente curricular mais solidificado nas escolas. Em cada Seminário e ou Congresso, existem preocupações não somente na escolha dos temas, mas o local a ser beneficiado, bem como a sua elaboração de desenvolvimento, como estamos vendo no quadro abaixo:
A forma como vem sendo discutido, torna este componente curricular mais solidificado nas escolas. Em cada Seminário e ou Congresso, existem preocupações não somente na escolha dos temas, mas o local a ser beneficiado, bem como a sua elaboração de desenvolvimento, como estamos vendo no quadro abaixo:
Eixo temático I
Organização Curricular da Educação Básica: políticas, concepções e
práticas - Organização curricular da educação básica: conceitos, limites,
práticas e possibilidades. Políticas e diretrizes para a educação básica em
suas diferentes etapas e modalidades. Áreas de conhecimento, base nacional
comum e parte diversificada.
Eixo temático II
Eixo temático II
Interculturalidade, Currículo e Cotidiano Escolar - Relações entre diversidade cultural, educação intercultural e cotidiano escolar. Diferenças, relações de poder e processos de hibridismos no currículo escolar. Conceitos e práticas curriculares na perspectiva de acolhimento, respeito e reconhecimento da diversidade.
Culturas, Religiões e Educação - Estudos interdisciplinares das relações entre educação, culturas e religiões, tendo como objeto os mitos, textos, ritos, símbolos, princípios, valores, representações, imaginários, linguagens e identidades das diferentes tradições e movimentos religiosos.
Eixo temático IV
Diversidade Religiosa e Educação em Direitos Humanos - Relações
multidisciplinares entre diversidade religiosa e educação em direitos humanos.
O reconhecimento das culturas, histórias, identidades, memórias e valores
culturais/religiosos e o desenvolvimento de práticas pedagógicas voltadas para
o enfrentamento de preconceitos, discriminações, intolerâncias e violências
religiosas. A contribuição do Ensino Religioso na promoção de uma cultura de
direitos humanos na educação básica.
Eixo temático V
Ensino Religioso e a Proposta Pedagógica da Escola - O projeto político
pedagógico, a organização/gestão dos componentes curriculares e a implementação
do Ensino Religioso - enquanto área de conhecimento - na escola. Diversidade
cultural religiosa, cultura escolar e os desafios da gestão democrática das
relações entre os diferentes sujeitos da comunidade escolar.
Eixo temático VI
Ensino Religioso e Formação Docente Tendências, perspectivas e abordagens teórico-metodológicas no processo de formação inicial e continuada dos profissionais de Ensino Religioso. As diferentes iniciativas para habilitação e formação de professores de Ensino Religioso: graduação, pós-graduação, seminários, congressos, fóruns, debates e similares.
Eixo temático VII
Fundamentos e Metodologias do Ensino Religioso - Concepções, objetivos,
conteúdos, metodologias e procedimentos avaliativos concernentes aos processos
de ensino-aprendizagem em Ensino Religioso na Educação Básica. Construção e
análise de recursos e materiais didáticos e paradidáticos. Socialização de
atividades de aprendizagem e práticas pedagógicas em Ensino Religioso.
Cada Eixo Temático, norteou a parte pedagógica do XII SEFOPER, dando assim maior destaque em toda a organização do evento e ao mesmo tempo facilitou a escolha das salas em cada participante ficou livre para a ,escolha dos espaços pedagógicos.
Cada Eixo Temático, norteou a parte pedagógica do XII SEFOPER, dando assim maior destaque em toda a organização do evento e ao mesmo tempo facilitou a escolha das salas em cada participante ficou livre para a ,escolha dos espaços pedagógicos.
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