sábado, 27 de outubro de 2012

ATIVIDADES DO FONAPER NO XII SEFOPER-MANAUS

Em cada atividade do FONAPER (Fórum Nacional Permanente do Ensino Religioso), destacam-se  dois importantes eventos direcionados para a grande discussão sobre o Ensino Religioso, enquanto área de conhecimento,  nas escolas públicas do Brasil.

 
Os dois eventos que ocorrem anualmente são: O Seminário de Formação para Professores de Ensino Religioso (SEFOPER) que se realiza nos anos pares e o Congresso Nacional de Professores de Ensino Religioso nos anos ímpares.  Estes são momentos importantíssimos onde se reúnem estudantes, professores pesquisadores e intelectuais de todo o País para discutirem os temas que envolvem a Educação, as Ciências das Religiões e ou Ciências da Religião, com foco para o Ensino Religioso enquanto componente curricular.


A dinâmica da programação do evento envolve Momentos Artísticos Culturais de acordo com a Região escolhida, Conferência de Abertura, Mesas Temáticas com debates. Os Espaços pedagógicos: com relato de práticas pedagógicas com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Religioso (PCNER). E a Comunicação de trabalho: artigos científicos, pesquisas e estudos unindo a teoria à prática envolvendo os Eixos Temáticos de acordo com o tema escolhido. São momentos como estes de abertura ao novo onde a diversidade é respeitada, é onde há uma partilha de saberes e uma riqueza de conhecimentos...
  momentos de muita interação
                                   socialização da prática pedagógica e pesquisas
Espaço pedagógico
Na organização dessa demanda, existe um momento importante onde é realizada a cada dois anos a escolha da nova Diretoria do FONAPER representada pelas equipes regionais que são associadas. Essa escolha é feita através de eleição. Temos representantes de diversos Estados do Brasil, como Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, Rio de Janeiro, Pernambuco, Paraíba e Amazonas.

 Nova diretoria do FONAPER-biênio 2012/ 2014
A escolha do próximo evento também acontece por votação dos sócios, em que cada representantes das diversas regiões defendem as suas propostas. Dessa vez concorreram o Estado do Pará e Minas Gerais que teve a proposta vencedora. O Evento de 2013 será na cidade de Juiz de Fora (MG).



Um comentário:

  1. Este é um povo de muita garra! Que luta, chora e se emociona quando se trata de defender essa bandeira...Tão justa e legal...tão humilde, mas de uma grandeza sem par...São pessoas que defendem um ideal que está ligado a uma Educação inclusiva, que colabora com a eliminação do preconceito em todos os sentidos. É uma bandeira dígna de ser levantada nos quatro cantos do Planeta. Sabem qual é? É a bandeira do Ensino Religioso.

    ResponderExcluir

Textos Diversos