quinta-feira, 28 de junho de 2012

O ENSINO RELIGIOSO NO ENSINO FUNDAMENTAL


                                                                                                 
O processo de ensino e aprendizagem só terá êxito quando pensado, refletido, planejado e avaliado. Acreditamos que isso só se efetivará de forma integrada ao projeto educativo de cada estabelecimento de ensino, quando estes   se comprometerem de garantir o sucesso não só do ensino, mas da aprendizagem. De acordo com o Manual que aborda O Ensino Fundamental de Nove Anos (MEC, 2007, p. 8). 

"A ampliação do ensino fundamental para nove anos significa, também, uma possibilidade de qualificação do ensino e da aprendizagem [...], por isso, nestes documentos de orientações pedagógicas, reafirmamos a importância de um trabalho pedagógico que assegure o estudo das diversas expressões e de todas as áreas do conhecimento, igualmente necessárias à formação do estudante do ensino fundamental". 

Diante de tal proposta o Ensino Religioso no ensino fundamental tem muito a contribuir, pois vem facilitar esse processo de qualificação, cuja ampliação do conhecimento, proporciona a sensibilidade do educando, para a descoberta de ser uma pessoa importante do universo, contribuindo para a construção de sua identidade, a sua relação consigo e com o outro. As Matrizes Curriculares de Goiás (2009, p. 130), afirma que:

As Ciências da religião têm uma base    antropológica que focaliza o ser humano também voltado para a dimensão transcendente, donde emanam valores inscritos no coração [...]. O ER tem uma clara intencionalidade educativa, destacando a importância do seu conhecimento para a vida ética e social dos educandos. [...], e transreligiosa, [...].

Em decorrência disso, podemos citar que o ER possibilita uma visão epistemológica, numa busca equilibrada das diversas ciências, que vem proporcionar um conhecimento mais amplo, conhecimento este, que enriquece o ser humano em suas descobertas a respeito da diversidade cultural religiosa existente no planeta, possibilitando uma aprendizagem significativa.
O Ensino religioso, de acordo com os PCNER não é uma proposta de fé, mas, um conhecimento das várias culturas religiosas que proporciona aos educandos novos saberes, em que irão aprender a desmistificar preconceitos, a respeitar as diferenças e adquirir uma convivência ética que vai proporcionar hábitos para compreensão do fenômeno religioso, presente na nossa sociedade, tendo como facilitador dessa aprendizagem o diálogo. Além disso é um facilitador para a vivência da prática cidadã. Tem como objetivos primordiais:

  • Valorizar a vida como criação do transcendente, respeitando o outro
  • Reconhecer que todos têm responsabilidade pela preservação da vida no Planeta Terra;
  • Respeitar os valores das diversas tradições religiosas, dialogando com as diferenças;
  •  Conhecer os textos sagrados, das diversas culturas e tradições s religiosas que fazem parte da história de cada povo;
  • Identificar os elementos essenciais das diversas tradições religiosas, tais como: seus rituais, textos sagrados orais e escritos, seus costumes e tradições;
  •  Perceber a importância do diálogo inter-religioso na busca e no cultivo de valores morais, éticos e religiosos, para a importância de uma cultura de paz;
  • Incentivar os educandos, observando que todo ser humano deve estabelecer o seu projeto de vida compreendendo-a, valorizando-a, preservando-a e percebendo-a como um dom que deve ser cultivado ao longo da existência. 
"O diálogo se dá entre iguais e diferentes, nunca entre antagônicos".
                                                                             ( Moacir Gadotti)
  
É dessa maneira que o Ensino Religioso vem sendo realizado na Rede Municipal de Ensino em João Pessoa-PB, envolvendo a Educação Infantil, o Ensino Fundamental do 1º ao 9º Ano e a Educação de Jovens e Adultos.

Caderno Pedagógico: Uma Visão Atual do Ensino Religioso e sua Identidade.

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