sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

O PLURALISMO RELIGIOSO

 
Atualmente observamos que o mundo está marcado fortemente pelo espírito das mais diversas formas de crenças religiosas. A isso denominamos de pluralismo religioso. Todavia, o mesmo ocorre em nosso País, tendo em vista a grande influência que temos deixada pelos colonizadores cristãos que aqui chegaram e impuseram-no  para os indígenas brasileiros nossos primeiros habitantes, que por sua vez já tinham sua cultura e tradição religiosa. Como estes, assim foram tratados também os africanos, em que eram obrigados, a aceitar a outra cultura religiosa cristã diferente das suas, desrespeitando dessa forma suas crenças ao transcendente. Portanto temos aí, uma tríplice herança deixada por nossos antepassados.
Atualmente esse sincretismo tomou uma grande proporção que se tornou um fenômeno provocado pela globalização, onde temos pessoas que professam uma única crença, entretanto, existem aqueles que dizem que têm tal religião, porém frequentam outros templos em seu cotidiano. Por outro lado, é comum hoje ver pessoas que não têm religião e costuma ir a qualquer templo. Tal comportamento é causado pelo impacto da modernidade em nossa sociedade, pelas mudanças e rompimento com uma única denominação religiosa que durante séculos dominou a nossa cultura e tradição. Essa  liberdade de expressão, de ir e vir é que provocou o que chamamos de pluralismo religioso, pois de acordo com o artigo 5º, inciso, VI, da Constituição Federal do Brasil, é dever nosso respeitar a liberdade de crença religiosa, uma vez que nosso País é um Estado laico e, por isso deve ser respeitado o direito de cada cidadão de ter esta ou aquela religião.


Maria José Torres Holmes


Um comentário:

  1. Abaixo-assinado on-line pela criação do Comitê da Diversidade Religiosa da Paraíba. Celebre com o Grupo Videlicet (UFPB) este 21 de janeiro, Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, aderindo a esta causa. Leva poucos segundos para assinar:
    Abaixo-assinado PELA CRIAÇÃO DO COMITÊ DA DIVERSIDADE RELIGIOSA DA PARAÍBA
    www.peticaopublica.com.br
    PELA CRIAÇÃO DO COMITÊ DA DIVERSIDADE RELIGIOSA DA PARAÍBA Nós, integrantes de diversas religiões, intelectuais, cidadãos e cidadãs da Paraíba e do Brasil, con

    ResponderExcluir

Textos Diversos