Currículo e Ensino Religioso na Educação Básica: desafios e perspectivas

VI Congresso Nacional do Ensino Religioso - CONERE

Domingo, 9 de outubro de 2011 - 22h38min <br>Fonte: FONAPER
Em parceria com a UNILASALLE e Faculdades EST, o FONAPER realizou o VI CONERE, cuja temática foi Currículo e Ensino Religioso na Educação Básica: desafios e perspectivas. O evento foi realizado na UNILASALLE de Canoas/RS entre os dias 06-08 de outubro. Contou com mais de 300 participantes com represnentantes de grande parte dos Estados da Federação.
Na abertura do evento, o Prof. e Dr. Reinaldo Matias Fleuri (UFSC, ARIC e CRIE/Canadá)acompanhado pelo Prof. Dr. Evaldo Pauly (UNILASALLE), fez uma conferência intitulada: Concepções e práticas curriculares emergentes na Educação Básica. Fleuri contextualizou e provocou reflexões em relação a realidade educacional e social para que o estudo das Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica, aprofundadas no dia seguinte, sejam as grandes direcionadoras do processo de transformação da educação brasileira.
Na mesa do dia seguinte cuja temática foi Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica: desafios e perspectivas ao cotidiano escolar e ao Ensino Religioso coordenada pelo Prof. e Dr. Remí Klein (EST), os palestrantes Prof. Me. Elcio Cecchetti (SED/SC, UNOCHAPECÓ e FONAPER), Profa. Me. Maria José Holmes Torres (SEEC João Pessoa/PB) e Profa. Dra. Lilian Blanck de Oliveira (FURB) desenvolveram o estudo das Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica (Resolução nº 04 de 2010 do CNE).
De acordo com a programação do evento, foram realizados nove Espaços Pedagógicos, cujo objetivo foi discutir o tratamento pedagógico de alguns dos temas relacionados ao Ensino Religioso, a saber:
  • Culturas e Tradições Religiosas - Dr. Edivaldo José Bortoleto (UNIMEP) e Dra. Rosa Gitana K. Meneghetti (UNIMEP)
  • Textos Sagrados (Orais e Escritos) - Dr. José Luiz Dietrich (FURB)
  • Mitos Sagrados - Me. Cledes Markus (COMIN/EST) e Dr. Roberto Ervino Zwetsch (COMIN/EST)
  • Ritos Sagrados - Dr. Leonel Piovezana (UNOCHAPECÓ)
  • Símbolos Sagrados - Dr. Carlos André Cavalcanti (UFPB)
  • Divindade(s) - Dr. Rodrigo Portella (UFJF)
  • Identidade e Alteridade - Me. Selenir C. Gonçalves Kronbauer (EST) e Drando. Marcos R. da Silva (PUC/SP)
  • Ethos nas Expressões Religiosas e Não-Religiosas - Drando. Tarcísio A. Wickert (FURB e UFSC) e Me. Dolores Henn Fontanive (FURB)
  • Espiritualidades - Alain Baderha Kalema (UNOESC)
Além disso, o evento contou com quarenta e quatro textos aceitos e publicados em CDRoon. A apresentação das comunicações de pesquisas e práticas pedagógicas se caracterizaram por ser mais um momento de trocas de saberes e experiências didático-pedagógicas, característico no evento.
A mesa final do evento se caracterizou como uma grande roda de conversa, onde a Prof. Dra. Rosa Gitana Krob Meneghetti (UNIMEP) fez algumas considerações referentes aos desafios atuais do e ao Ensino Religioso e a Prof. e Dra. Lilian Blanck de Oliveira (FURB) coordenou a conversa em que os participantes puderam expor e discutir propostas a serem assumidas e encaminhadas pelo Fórum frente aos desafios atuais. Nesta roda de conversa, todos os integrantes da coordenação do FONAPER também estiveram na mesa dando continuando ao espírito deste Fórum ao desenpenhar as atividades de forma articulada, democrática e participativa.
Se você participou do evento, deixe aqui as suas impressões e reflexões em relação ao que o evento se propôs discutir. A coordenação do FONAPER agradece a parceria e apoio de todas as instituições, em especial ao Centro Universitário La Salle por ceder o espaço para a realização do evento, bem como a todos os que participaram do memso, provenientes de diferentes regiões do país.
Fonte: FONAPER

VI CONERE aprofunda caráter pedagógico do Ensino Religioso

Sexta-feira, 14 de outubro de 2011 - 12h00min <br>Fonte: FONAPER
O FONAPER organizou, em parceria com o Centro Universitário La Salle (UNILASALLE) e Faculdades EST o VI Congresso Nacional de Ensino Religioso – VI CONERE, cujo tema proposto foi o Currículo e Ensino Religioso na Educação Básica: desafios e perspectivas, onde se discutiu o currículo do Ensino Religioso no âmbito das novas Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica, sinalizando desafios e perspectivas curriculares para sua adequada inserção no cotidiano escolar das escolas públicas brasileiras.
A conferência de abertura contou com o Prof. e Dr. Reinaldo Matias Fleuri (UFSC, ARIC e CRIE/Canadá) acompanhado pelo Prof. Dr. Evaldo Pauly (UNILASALLE) sobre  Concepções e práticas curriculares emergentes na Educação Básica. O conferencista contextualizou e provocou reflexões em relação à realidade educacional e social para o estudo das Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica, estudadas no dia seguinte.
Na mesa redonda coordenada pelo Prof. Dr. Remi Klein (EST), o Prof. e Me. Elcio Cecchetti (SED/SC, UNOCHAPECÓ e FONAPER), apresentou as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica.  A prof. e Me. Maria José  Torres Holmes (SEDEC João Pessoa/PB) e a Prof. Dra. Lilian Blanck de Oliveira (FURB) apresentaram os desafios e perspectivas ao cotidiano escolar e ao Ensino Religioso das Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica (Resolução nº 04 de 2010 do CNE). Em anexo, segue os slides e o discurso de abertura disponibilizados pelo Prof. Elcio Cecchetti.
O FONAPER agradece a rica contribuição de cada um dos palestrantes que conduziram sabiamente as discussões. Não deixe de ler e retomar as discussões realizadas neste espaço constituido por sujeitos de diferentes regiões deste país, comprometidos com o Ensino Religioso que reconhece e respeita a diversidade cultural religiosa, sem proselitismos.

A equipe de João Pessoa-PB em um momento importante do VI CONERE

VI Congresso Nacional de Ensino Religioso traz a Canoas professores de todo o Brasil

Quarta-feira, 12 de outubro de 2011 - 18h33min <br>Fonte: UNILASALLE
Mais de 300 professores e profissionais ligados ao Ensino Religioso de diferentes estados brasileiros estão reunidos, de 06 a 08/10 no Unilasalle discutindo e aprofundando reflexões sobre o desafio de promover a formação de crianças e adolescentes da Educação Básica na disciplina de Ensino Religioso. A organização do evento nacional é do Fórum Nacional Permanente do Ensino Religioso/FONAPER em parceria com o Unilasalle e as Faculdades EST e conta com painéis, conferências e comunicações de trabalhos de autores de todo o Brasil.

“Tudo o que estamos assistindo no VI CONERE é merecedor de reflexão por parte de nós, professores, que encaramos todos os dias o desafio de promover a formação humano-cristã de alunos que, muitas vezes, não recebem nenhuma orientação desta natureza dentro de casa” falou Sandra Florindo, professora da Escola Estadual Conselheiro José Braz do Rego do município de Boqueirão, Paraíba. Ao lado de outros 32 professores, Sandra veio buscar força e motivação para continuar lutando pela credibilidade do Ensino Religioso nas escolas. “Muitas vezes não recebemos apoio dos próprios colegas que lecionam outras disciplinas e de diretores”, fala a professora, que pagou sua passagem de avião para vir de Paraíba a Porto Alegre. “Estamos confiantes, pois quem conhece a causa do Ensino Religioso sabe que vale a pena toda a dedicação e trabalho”, finalizou.

Rosemeri de Santana, técnica da equipe de formação continuada da Secretaria de Educação de Porto Velho, Rondônia, também veio em busca de atualização para promover a qualificação do Ensino Religioso em seu estado. “Já conquistamos benefícios com a nova legislação e a reformulação do currículo estadual, mas precisamos evitar que professores que não habilitados lecionem Ensino Religioso somente para complementar sua carga horária. Precisamos promover a habilitação de docentes na área”, falou a técnica.

Acolhida dos congressistas na abertura do evento

Na abertura do evento, na noite de quinta-feira, dia 06/10, o Vice-Reitor do Unilasalle Cledes Casagrande recepcionou os presentes e colocou toda a comunidade acadêmica à disposição dos visitantes “É uma honra receber e sediar um evento desta magnitude e abrangência, especialmente pelo seu significado, uma vez que este congresso simboliza nossa opção por um modelo de educação integral e integradora, que implica aprendizagens múltiplas”, falou o Vice-Reitor.

O Coordenador do FONAPER, Elcio Cecchetti, agradeceu a persistência daqueles que vieram de cidades distantes e lembrou o trabalho da entidade na promoção do Ensino Religioso “Desde 1995 desenvolvemos atividades de formação docente no Ensino Religioso em nível nacional com o apoio de parceiros que são imprescindíveis para acompanhar, organizar e subsidiar o esforço de professores, associações e pesquisadores da área”, falou o coordenador. Também formaram a mesa de honra o Prof. Henri Fuchs, representando o Secretário de Estado da Educação, a Prof. Cleusa Cujaviski, representando o Conselho de Ensino Religioso do RS e o Vice-Reitor Remí Klein, representando as Faculdades EST. A noite de abertura foi finalizada com uma bonita apresentação do Coral do Clube dos Empregados da Petrobrás – CEPE/Canoas.

O VI Conere continua com sua programação promovendo espaços pedagógicos pela tarde e a Assembléia Ordinária do FONAPER na parte da noite. No sábado, dia 08/10 acontecerão as comunicações de trabalhos e a Mesa: O Currículo do Ensino Religioso na Educação Básica: desafios e perspectivas.
Fonte: UNILASALLE

 Apresentação cultural de abertura do VI CONERE

A dança dos Orixás 
e o
Coral do Clube dos empregados da Petrobrás

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1 comentários:

  1. Nestes dezesseis anos de Fórum Nacional de Ensino Religioso (FONAPER), muitos acontecimentos ocorreram sobre o Ensino Religioso e, a partir daí essa entidade não mede esforços em lutar e incentivar os educadores de ER no aprimoramento de sua prática em relação ao fenômeno religioso enquanto objeto de estudo dessa área de conhecimento.
    Em seu espaço pedagógico há uma dinâmica própria de apresentar tudo que está relacionado ao ensino e aprendizagem, cujo objeto principal está centrado em divulgar e ao mesmo tempo estimular o que se passa nas escolas da Federação Nacional.
    Complementando suas ações: em seus Boletins Informativos apresenta o que acontece com o ER, sempre cuidando dos temas sobre o pluralismo, eo respeito a diversidade, as obras que abordam as Ciências das Religiões, as experiências exitosas de sala de aula, bem como a divulgação dos eventos relacionados sobre o ER e informações diversas.
    Concluindo percebemos a forte influência do Fórum no acompanhamento das questões políticas educacionais em relação a campanhas, formalizando documentos para acompanhar todo o processo no que diz respeito ao ER, como é o caso do Acordo Santa Sé, as Diretrizes Curriculares para a Educação Básica, entre outros.

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